29 de setembro de 2012

Jeffrey Campbell Shoe Box Contest


A minha marca de sapatos favorita, Jeffrey Campbell, resolveu mudar o design de suas caixas. Então começou um concurso com fim hoje, em que a melhor ilustração para ela ganharia (tchan, tchan, tchan-tchan) um par de sapatos deles! 

Não tenho grandes esperanças com a minha tentativa, principalmente por ser um concurso aberto para qualquer um, qualquer país. Mas não custa nada tentar, não é? Afinal, não é sempre que se tem a oportunidade de conseguir um par de Litas de graça.

Eu vi algumas ilustrações de outros concorrentes, e... Sim, diminuíram ainda mais as minhas esperanças. Vale a pena pesquisar algumas, estão realmente lindas!

23 de setembro de 2012

Semana em Fotos • Semana 3


1. Digamos que sou recordista em me quebrar, e praticamente sócia da área ortopédica do hospital. Dessa vez, minha instabilidade patelar me fez ter o joelho esquerdo enfaixado pela 3ª vez. 
2. Mural da sala de aula enfeitado.
3. Hora do almoço avec mes amis.
4. Prêmio de blusa mais legal vista por mim na semana. Não sei se entendi o real significado, mas mesmo assim.
5. Novo desenho I.
6. Novo desenho (terminado) II.
7. Novo desenho III.
8. Relógio simplesmente sensacional do meu pai, inspirado na obra de Salvador Dalí.
9. Espécie de teste vocacional. Meu resultado? 90% em áreas artísticas, e... Bem, em calculísticas: 12%. Bem a minha cara.

Não posso dizer que essa foi uma semana de muita sorte. Iniciada com o joelho enfaixado, seguido por uma amigdalite que até agora não me deixou em paz e início das provas. Que a próxima seja um pouco melhor (vou precisar).

PS: Um fato sobre mim: comparando com as semanas anteriores, essa foi a com mais "Novos Desenhos". Não é coincidência. Sempre que tenho que focar em algo importante (PRINCIPALMENTE estudar) as idéias flúem muito mais do que quando tenho tempo para elas. Estressante.


- Joana Uchôa

18 de setembro de 2012

Sonhos I • O sonho mais estranho que eu já tive

Eu estava na escola, mas ela era diferente. O espaço não era o mesmo: era aberto, com quartos quadrados fechados espalhados por ele. Eu estava passeando junto de uma amiga, quando avistamos uma escada imensa que levava a uma espécie de casa-na-árvore (mas sem a árvore) que não conhecíamos. Resolvemos subir, e quando chegamos lá nos deparamos com um espaço sem nenhuma mobília e com grandes janelas por todas as quatro paredes. Lá, algumas pessoas sentavam em pequenos grupos e ficavam conversando.

Eu e minha amiga também sentamos, e logo em seguida um homem velho, com o rosto cansado, triste, entrou na "casa-na-árvore" segurando as rédeas de um cavalo igualmente idoso e com aparência de acabado. O velho pediu licensa e a atenção de todos para fazer, junto com o animal, uma dança interpretativa.

Eu não entendi nada, então perguntei para a minha amiga o que aquilo significava. "Quando você está prestes à morrer" ela falou "tem que achar um cavalo que também está em seus últimos dias e fazer uma dança interpretativa em público, para se despedir desse mundo. É muito importante que seja um cavalo, pois ele é um animal forte, destemido, rápido, e que pode te conduzir e te proteger dos obstáculos até o outro mundo".

Eu assisti o resto da performance com muita pena, e quando esta terminou, me dirigi ao senhor, que estava acariciando o cavalo próximo à uma janela aberta. "Com licensa, mas... O senhor vai morrer?" perguntei. Nesse momento, o homem olhou para mim e sua pele foi tomando uma coloração azulada (como se estivesse congelando), e respondeu "Não... Eu já morri". E ele e o cavalo se jogaram, de costas, pela janela aberta.

Eu acordei chorando.


- Joana Uchôa

Tatuagens

Sou completamente apaixonada por tatuagens. Acho que são uma forma de expressão muito forte, muitas vezes com um simbolismo/significado muito interessante por trás destas. Andando na rua, cruzamos todo dia com milhões de tatuagens maravilhosas, mas que muitos sequer olham. Ou, se olham, não se dão ao trabalho de prestar atenção. 

Eu criei o hábito de pedir para tirar foto de algumas tatuagens, aproveitando para perguntar se ela(s) possuem algum significado por trás. Muitas são feitas pela estética, mas outras tantas carregam histórias muito interessantes! 

Aqui estão algumas das fotos que achei de tatuagens que vi na rua. Mais uma vez, peço desculpas pela qualidade das fotos, que vêm todas do Instagram (algum dia eu tomo jeito e boto a minha câmera para consertar). 


Peça de Quebra-Cabeças. Ví esta no braço de uma mulher andando na rua, e não possui nenhum significado específico, segundo ela. "Eu achei bonitinho".



A dona dessa tatuagem era sensacional, uma pena que não tirei uma foto dela de corpo inteiro! Tinha o cabelo metade loiro-branco, metade preto (estilo Cruella De Vil), com um corte assimétrico, muitos piercings e um estilo muito diferente (e lindo). Encontrei com ela em um mercado, em Nova York, e quando perguntei se poderia tirar uma foto de sua tatuagem, ela respondeu "Wich one?". 
É o símbolo de "Marca Registrada". Me disse que queria mostrar que não poderia ser imitada, era única. E que seu nome começa com a letra "R".


Mafalda! Essa tatuagem está nas costas de uma amiga dos meus pais, qua a tatuou por amar a personagem do Quino.


Achei essa tatuagem no braço de uma mulher, durante o evento Rio+20. Quando perguntei, ela disse que não possuía nenhum significado. Por mais que eu duvide um pouco.


Mais uma Mafalda. Essa, vi nas costas de uma mulher no metrô, aqui do Rio de Janeiro. Eu gostaria de ter conversado mais com ela sobre isso, mas estava com pressa!


Essa tatuagem maravilhosa foi desenhada pela própria dona. Sarah Roriuti (bom, pelo menos é assim que soa... Não sei como se escreve o sobrenome)

Pouco tempo atrás vi uma tatuagem linda na batata da perna de uma mulher. Fiquei muito tempo conversando com ela e acabei esquecendo de tirar uma foto... Era o símbolo do número Phy, a proporção aurea, com uma aproximação de seu valor embaixo. Se você já leu "O Código da Vinci", já ouviu falar disto. Vale a pena pesquisar sobre o Phy, é uma teoria bem interessante. A dona da tatuagem foi uma das mulheres mais intrigantes que eu já conheci, e foi muito bom conversar com ela. Por isso acho que todos deveriam criar um hábito de interação com os outros, pode acabar se aprendendo muito. Ou, pelo menos, arranjando inspiração ;)


- Joana Uchôa

16 de setembro de 2012

Semana em Fotos • Semana 2


1. Experimentando desenhar partes do corpo. Não terminado.
2. Brincando com luz negra! 
3. Caneca de café para me deixar feliz.
4. É, ainda tenho que aguentar passar por semanas de prova. Estudando para Biologia.
5. Descanso merecido depois de estudar, em frente à Lagoa. 
6. Musical "Quase Normal".
7. Como toda Quinta-Feira e Domingo, ensaios da peça "Despertar da Primavera".
8. Prêmio de camisa mais legal vista por mim durante a semana. 
9. Mini-tortinha de morango feita em casa. Minha mãe virando confeiteira. 

(Instagram: @joanamuchoa)

OBS 1: No Sábado fui assistir ao musical "Quase Normal" (como visto aí em cima) no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea. O espetáculo é incrível, todos deveriam tirar uma noite para assistir, principalmente por estar perto de sair de cartaz aqui no Rio de Janeiro (depois, vão se apresentar em São Paulo). Fui acompanhada de duas amigas, acreditando que era uma comédia que iríamos assistir. Sim, algumas cenas são cômicas, mas não se enganem, é um drama extremamente tocante, e os atores estão fazendo um trabalho maravilhoso! Nós sentamos na primeira fileira, bem no meio do palco. Eu já tenho um histórico de chorar por absolutamente qualquer coisa (sério, qualquer coisa), então esse musical me fez desabar. No final, quando fomos parabenizar os atores, todos diziam "Gente, todos estavam morrendo de pena de vocês! Na última cena, o elenco inteiro estava espiando pela coxia para ver 'as meninas morrendo de chorar da primeira fileira'". Mas mesmo a peça sendo extremamente triste, tem cenas maravilhosas, dá para rir, e as músicas são ótimas, além de terem um estilo mais "rock 'n' roll", impedindo o astral do espetáculo ser muito pesado. 

OBS 2: Tinha me prometido que essa semana eu iria no ArtRio, e até cheguei a ir até lá... Mas fui surpreendida com uma fila absurdamente gigante. Pela segunda vez, não consigo ir nesse evento por causa da fila. Creio que deve ter faltado uma melhor organização (de novo), mas recebi críticas muito boas de quem foi. Quem sabe, na próxima edição :(


- Joana Uchôa

10 de setembro de 2012

Meus desenhos


Acho que posso dizer que minha atividade favorita é desenhar. Desde pequena sempre desenhei, mas só descobri minha paixão pela coisa no início do ano passado, mais ou menos. Desde então, não saio de casa sem meu Moleskine, lapiseira 0.5, borracha e canetas Unipin de diferentes "grossuras". Mais recentemente, meu critério principal para comprar bolsas é checar se meu caderno cabe ou não.

Achei que seria uma boa idéia mostrar alguns dos meus desenhos aqui, mas peço desculpas pela qualidade das fotos (Sabe como é, tirei do Instagram).


Odd Ones In



Auto-Retrato

Trabalho de Desenho





Todos os meus desenhos podem ser vistos no meu Instagram, @joanamuchoa. Espero que tenham gostado, e quem sabe eu posto mais alguns outro dia. :)


- Joana Uchôa

9 de setembro de 2012

Semana em Fotos • Semana 1

Um dos meus blogs favoritos é o Fashion Rocks My Socks, e foi de lá que, digamos assim, peguei emprestado a idéia de resumir minha semana por algumas fotos que tirei com o Instagram. Um jeito muito mais criativo e simples de compartilhar um pouco da minha vida. 


1. Torta de morango para a festa de aniversário de 5 anos do meu irmão. 
2. Almoço no delicioso Bistrô The Line. Salmão grelhado, batata rostie e caesar salad.
3. Típico açaí com meus primos. Nada melhor.
4. Novo desenho :) Apaixonada por desenhar cabeças piramidais.
5. Labirinto de Vidro, instalação no Centro, por Robert Morris.
6. Picolé de limão em um domingo absurdamente quente = salvação.
7. Exposição incrível de Antony Gormley, no CCBB.
8. CCBB.
9. "Sucesso é ir de um fracasso a outro sem perder o..." entusiasmo?
10. Fim de tarde na Praia de Botafogo.
11. "Perfeição é morte. Imperfeição é infinita".
12. Placas feitas para trabalho de geografia, com tema Intervenções Urbanas. 


- Joana Uchôa




Fab Ciraolo • Favoritos

Conheci o trabalho dele ano passado, e sou completamente apaixonada por cada uma de suas obras. Fabian Ciraolo (conhecido por Fab Ciraolo) é chileno, nascido em Santiago, e tem 31 anos. Suas ilustrações são produzidas à partir da mistura de elementos atuais com o retrô, e padronizadas com a mesma tabela de cores pastel, o que suaviza a quantidade de elementos e estampas que compõe a obra. 

Dorothy

Frida Kahlo


Salvador Dalí

Essas são algumas das minhas ilustrações favoritas, com destaque para Salvador Dalí e Frida Kahlo. Fab Ciraolo escolhe ícones extremamente únicos e os representa como pessoas que se adequam a certos estilos da nossa geração. Imagino que seja uma crítica à isso, à todos procurarem se adequar em vez de se sobressaírem por sua singularidade, como fizeram os personagens acima.  

Acredito que sua principal obra seja a que retrata Frida Kahlo, pois ele a considera um ícone a se inspirar. Aprecia muito seus retratos, sua forma de ver o mundo e a atmosfera sentimental que representa em seu trabalho. 

Fab Ciraolo, além de ilustrador, também é baterista de uma banda chamada "Oh Margot!" (que, por sinal, é ótima!), composta por alguns amigos que conheceu na faculdade de design gráfico. Tocam músicas em espanhol e em inglês, e as capas dos CDs deles são ilustrações feitas por ninguém menos do que o próprio Fabian. Se quiserem conhecer algumas músicas, algumas estão disponíveis no YouTube, e indico "Beautiful Embracement". 

Para conhecer mais ilustrações do artista, basta entrar em seu blog clicando aqui ou então seguí-lo no Twitter e Instagram: @fabciraolo.


- Joana Uchôa

8 de setembro de 2012

YouTube

Eu sou alguém que passa boa parte do tempo em frente ao computador. Boa parte MESMO. E se tem um site que já faz parte da minha rotina é o YouTube. 
Não faz muito tempo que eu percebi que incrível ferramenta esse site é, mas não consigo ficar um dia sem entrar. Porém, eu tenho achado bem difícil encontrar pessoas que compartilhem esse costume comigo, então porque não apresentar para vocês?

Achei que seria uma boa idéia mostrar meus canais favoritos. A maioria listada aqui são de Fashion Gurus, mas também assino muitos canais de comédia, tutoriais e esquetes. 



1. Fashion Rocks My Socks (Rhiannon Ashlee)
Foi uma das primeiras Youtubers que eu segui, e atravéz dela que descobri muitas outras. Britânica e apaixonada por frapuccinos, é uma das minhas Fashion Gurus favoritas. Tem um estilo romântico + grunge único e seus vídeos são muito bem produzidos, deliciosos de assistir! 

2. Clothes Encounters (Jenn)
Já assisto seus vídeos a um tempo, e sou apaixonada por cada um! Jenn mora na Califórnia e é extremamente criativa e tem um talento para se virar em Thrift Stores. Praticamente todos os seus Hauls inclúem uma série de peças garimpadas e muitas (MUITAS!) beanies. 

3. Sunbeamsjess (Jessie)
Com 18 anos, Jessie já realizou meu sonho de ter uma coleção enorme de Jeffrey Campbells (principalmente Litas, meus sapatos favoritos). Também britânica, experimenta combinações criativas e incrívelmente lindas.

4. Grav3yardgirl (Bunny)
Confesso que assisto aos vídeos da Bunny à pouco tempo, apesar de conhecê-los não tão recentemente. Com um jeito diferentão e escandaloso, me deixava um pouco exausta depois de seus vídeos, mas eu não notava o que estava perdendo. Divertidíssima, louca, e uma das pessoas mais criativas que eu já vi, a Bunny tem uma legião de fãs na qual chama de "Swamp Family" e peças inimagináveis. É impossível não se surpreender a cada vídeo. Mesmo não parando de "brincar" por um minuto, ela transforma qualquer coisa em um belo look e transmite pensamentos muito interessantes. Apaixonada por Johnny Depp, diverte qualquer um. 



5. Just A Curbside Prophet (Lauren)
Americana, Lauren acabou de ir para a faculdade, mas seu canal no YouTube já existe bem antes disso.  Anos 70 + grunge define seu estilo, e além de moda, Lauren também se interessa por arte. Adora pintar! Praticamente todas as suas roupas vem de Thrift Stores, o que eu acho muito mais interessante de se assistir. Quando vemos alguém que consegue criar um estilo maravilhoso a partir de roupas baratas, percebemos que basta um pouco de criatividade e paciência. Não é preciso gastar muito para se vestir bem. 

6. Zoella280390 (Zoey) 
Apaixonada por Peter Pan Collars, seus vídeos oscilam entre moda e maquiagem. Tem um estilo bem feminino e romântico. Gosto de assistí-la pelos seus Hauls, e também porque mostra muita simpatia em cada vídeo, tornado-os gostosos de ver.

7. Beauty Crush (Sammi Maria)
Sammi costuma fazer muitos Lookbooks (ou How I Style), e sempre mostra combinações muito lindas em cada um. Também "uploada" tutoriais de maquiagem criativos. Seus vídeos mostram muita espontanieadade e senso de humor, sendo divertidos e bem feitos ao mesmo tempo.

8. Gabbie Says Hi (Gabriela Fadel)
Por último mas não menos importante, a primeira Youtuber que não é Fashion Guru nem britânica/americana, e sim brasileira! Gabbie tem um vlog que pode ser considerado como de comédia, onde ela fala sobre situações cotidianas e sua opinião sobre diversos assuntos. Com argumentos inusitados e engraçados, seus vídeos já são bem conhecidos, e ela já fez parceria com outros vlogueiros brasileiros, como PC Siqueira, Felipe Neto e Sangerine.


 P.S.: Além de comédia e moda/maquiagem, no YouTube é possível encontrar vídeos de DIY (Do It Yourself, minha paixão), ilustração, séries, etc. Basta ter um pouco de paciência e ir "cavucando" o site! Muitos podem ver como perda de tempo, mas é possível aprender muito com os vídeos.



- Joana Uchôa