28 de abril de 2013

Feira de Adoção • Parque dos Patins

No sábado, dia 27/04/2013, fui com algumas amigas para a Lagoa, para tomar uma água-de-côco e relaxar depois de um simulado da UERJ. Ao chegar lá, me deparei com um evento que quase me fez chorar: uma feira de doação de animais. Quando digo "quase chorar" eu estou falando sério, porque queria levar todos os cãezinhos e gatinhos para a minha casa para cuidar e dar amor e carinho e comida e mais carinho.

Para quem gosta de animais, como eu, essas feiras podem ser meio torturantes, pelo fato de os ver em jaulinhas esperando para ganharem um dono, e não poder fazer nada porque já tem gatos demais em casa. Ou cachorros. Ou os dois, se for um cara de sorte. Porém são um bom incentivo para as pessoas começarem a ADOTAR animais, em vez de comprá-los.

Muitos vêem animais como peças de roupa, decoração, e por isso preferem comprar um Golden Retriever ou um Chihuahua em vez de adotar um vira-lata. Eu não consigo ver como alguém com tal atitude pode  tratar bem um animal, pois me parece que esquecem que é um ser vivo (e idéia de comprar um ser vivo também me soa bem perturbadora). Além do mais, vira-latas são tudo de bom. Me parecem mais espertos, mais carinhosos e mais companheiros.

Ao todo, eu já tive sete gatos. Todos foram achados na rua. Meus pais, quando viviam em Búzios, tiveram quatro cachorros e dezesseis (sim, dezesseis) gatos. Todos também achados na rua. Então posso dizer que, em minha família, temos boa experiência com adoção de animais vira-latas. Muito positiva, por sinal.

Eu tentei me informar com a organizadora da feira sobre quando ela acontece, mas ela não estava presente, então não consegui informações muito concretas. Perguntei a uma voluntária e ela falou que as feiras acontecem todo mês, sempre em um sábado, porém não é sempre no Parque dos Patins. Muitas das feiras se realizam também no Largo dos Leões (Humaitá). Grupos como o Patas e Patas e o  G.A.R.R.A. quase sempre participam.









                 

PS: Desculpa pela qualidade do vídeo. Tive que gravar com o iPhone. Se botar em HD ajuda um pouco.
PPS: Assista ao vídeo para aprender como se fala com Rottweillers.


- Joana Uchôa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário